domingo, 13 de novembro de 2016

Garimpamos diamantes no Joti Scout Challenge


Anualmente, cerca um milhão de escoteiros de mais de 160 países do mundo todo participam do Jamboree no Ar - JOTA e do Jamboree na Internet - JOTI. Trata-se do maior evento da fraternidade escoteira, realizado por meio de estações de radioamador e também pela grande rede mundial de computadores.

O Jamboree on the Internet (JOTI) é um grande encontro mundial de escoteiros. Assim como o JOTA, o objetivo é que os participantes façam novas amizades e conheçam outros escoteiros pelo mundo, por meio da rede mundial de computadores.

Uma das ferramentas do JOTI é a Scoutlink (IRC Chat), uma rede mundial onde os jovens se comunicam em salas de bate-papo, de acordo com a língua que escolherem. No entanto, outras ferramentas de comunicação como Skype e Google Talk foram integradas à atividade para tornar mais fácil o contato entre os participantes.

Além da forma tradicional  no Brasil, a atividade também  é realizada por meio de uma grande gincana virtual, conhecida com Scout Joti Challenge (SJC), que reúne lobinhos, escoteiros, seniores e guias e pioneiros. Durante o final de semana, a partir das 0h de sábado, as equipes ou grupos têm que cumprir desafios baseados no conceito de “pensar global e agir local”.

São 24 tarefas lançadas a cada hora. Esses desafios desencadeiam uma série de ações ligadas a temas como meio ambiente e sustentabilidade, cultura, educação, esporte e lazer, que por sua vez resultam em uma intensa produção de conteúdos multimídias.

A cada desafio cumprido, o link da resolução deverá ser postado no sistema SJC, sendo avaliado e pontuado por uma equipe especializada de voluntários. Ao final da gincana, após as 23h59 do domingo ), os grupos recebem pontuações que variam entre bronze, prata, ouro e diamante.

Como a atividade acontece no ambiente virtual, são necessários computadores/notebooks, celulares, câmeras fotográficas, equipamentos multimídias (webcam, fone de ouvido, microfone e outros) e acesso à rede de Internet.

O Grupo Escoteiro Uirapuru/SEST SENAT participa do JOTI desde 1997, quando foi realizada a segunda edição do evento, e as condições de acesso à internet, quando o acesso a internet ainda era feito por modem discado com a incrível velocidade de 14.4 kbit/s e utilizamos o MiRC para acessar os canais escoteiros.

Até o ano passado (2015)a nossa participação no JOTI era unicamente através do chat, e pela primeira vez experimentamos participar na gincana virtual com duas bases, uma no SJC/Lobo e outra no SJC/Geral (escoteiro, sênior e pioneiro). Em nosso primeiro ano de participação  estreiamos com a base lobo obtendo a classificação diamante e a base dos escoteiros e seniores sendo classificada como ouro.
Em 2016 mais uma vez tivemos duas bases tendo a ambas recebido a classificação diamante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário