segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

PADRÃO PRATA, PORÉM...



Anualmente a União dos Escoteiros do Brasil realiza o a Certificação de Grupo Padrão, a qual é definida pela instituição como um prêmio de reconhecimento anual para os Grupos Escoteiros que alcançam um padrão mínimo de qualidade nas áreas de Administração, Crescimento de Efetivo, Formação de Adultos, Aplicação do Método Escoteiro, Participação na Comunidade, Divulgação do Movimento Escoteiro e Realização de Atividades.

Pelo segunda não consecutivo o nosso Grupo obteve a certificação como Grupo Padrão Prata, ficamos faltando apenas 400 pontos para alcançar a certificação ouro, pontos estes que poderíamos ter alcançado se algumas atividades que realizamos fossem pontuadas, especialmente os acampamentos de seção, sim nós realizamos acampamentos de seção, cada seção por si. Ressaltamos isto porque nas redes sociais foram feitas reclamações sobre Grupos que alcançaram a certificação porém as seções não acampam.

Aliás logo após a divulgação do resultado pela UEB começaram as reclamações sobre com alguns Grupos conseguiram certificar-se, as principais foram Grupos que não têm efetivo mínimo nas seções e/ou que não realizam acampamentos, ou quando realizam têm que se juntar a um ou mais Grupos.

Em uma postagem referente às eleições para as Diretorias Regionais de foi proposto que houvesse um esforço de cada Diretoria Regional junto à Diretoria Nacional da UEB para mudar os critérios da UEB com relação à certificação. Entretanto não é necessário uma Diretoria Regional para fazer isto, ainda que teoricamente tenha mais força, que se a proposta sair de uma UEL ou de um voluntário, entretanto por experiência própria podemos relatar que a última mudança feita no formato e regulamento do Grupo Padrão foi provocada pelo nosso Grupo. No formato anterior uma as maiores pontuações era dada para o combate à evasão, caso o Grupo registrasse zero obteria uma pontuação altíssima, como resultado um Grupo manteve por anos a sua evasão em zero, não porque ela inexistisse, mas porque simplesmente o Grupo registrava anualmente o mesmo efetivo com os mesmos membros, independente de eles estarem ativos ou não, assim aqueles que ingressaram no Grupo durante este período não forma registrados.

No GEU temos os nossos padrões de qualidade, e nos cobramos muito por mantê-los. Isto envolve desde a participação nas atividades nacionais e regionais, à maneira que administramos o Grupo,. Um exemplo, somos um dos raros Grupos Escoteiros que anualmente publica o seu relatório e prestação de contas. Isto não conta pontos para o Grupo Padrão, mas o fazemos.
Para 2016 temos um mote que moverá cada ação nossa, EXCELÊNCIA. Queremos fazer mais e melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário