domingo, 29 de janeiro de 2017

Dia de pescaria




Neste ano, por conta do calendário de atividades da Região Escoteira de Sergipe, não pudemos realizar o tradicional Verão Escoteiro, entretanto a Gincana de Pesca Escoteira, uma das tradicionais atividades do nosso Grupo, foi mantida.

No último sábado, 28 de janeiro, sob uma forte calor, representantes de todas as seções do GEU compareceram à Vila Naval da Barra dos Coqueiros para participar de mais uma edição da Gincana de Pesca Escoteira, que foi coordenada pelo Chefe Oliveira.

Localizada à margem do Rio Sergipe, na Ilha de Santa Luzia, Barra dos Coqueiros, a Vila Naval ofereceu um ambiente seguro para a realização desta tradicional atividade que este ano contou com inovações como a premiação das equipes até o terceiro lugar, assim como a dos pescadores individuais, desde que este preparassem o peixe que pescou.

A classificação por equipe foi a seguinte: 1º lugar, Patrulha Cisne, 2º lugar, Patrulha Falcão e 3º lugar, Patrulha Raposa. O resultado individual foi 1º lugar, Enrick e 2º lugar Enzo.

A realização da Gincana contou com a colaboração da Capitania dos Portos de Sergipe, que nos cedeu as instalações da Vila Naval, e à qual agradecemos na pessoa do Sargento Lucas que os acompanhou durante todo o dia.

sábado, 21 de janeiro de 2017

MAIS UM PRÊMIO




Pelo terceiro ano consecutivo o Grupo Escoteiro Uirapuru/SEST SENAT foi distinguido pela União dos Escoteiros do Brasil com o Prêmio Aurélio Azevedo Marques, sendo o único Grupo Escoteiro de Sergipe a receber tal distinção. Essa premiação tem como objetivo estimular o crescimento do Movimento Escoteiro no País, reconhecendo o trabalho dos voluntários adultos e membros juvenis na divulgação do Escotismo. Um dos principais critérios de avaliação leva em conta o número do efetivo registrado nas Unidades Escoteiras Locais
.

Ao todo foram premiados 115 Grupos Escoteiros no Brasil, o que representa pouco menos de 9% do total dos Grupos Escoteiros existentes.

O nome do prêmio é uma homenagem ao primeiro brasileiro a ingressar no Movimento Escoteiro. Em 1909 encontrava-se na Inglaterra numeroso contingente de Oficias e Praças da Marinha do Brasil. Um grupo de suboficiais entusiasmou-se com o revolucionário método de educação complementar imaginado por B-P, e entre eles estava o Suboficial Amélio Azevedo Marques que pediu ao seu filho Aurélio que ingressasse em um dos Grupos Escoteiros locais. Assim, o jovem Aurélio Azevedo Marques foi o primeiro Escoteiro Brasileiro.

O Grupo Escoteiro Uirapuru/SEST SENAT é atualmente o maior Grupo Escoteiro de Sergipe, com 108 membros registrados na União dos Escoteiros do Brasil, equivalendo a um terço do total de escoteiros registrados em 2016 pela Região Escoteira de Sergipe. Fundado em 1983, há dez ano tem uma exitosa parceria com o SEST SENAT Aracaju que muito contribui para o sucesso desta unidade escoteira.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Tropas retornam à ação.


Após um breve recesso de fim/começo de ano as Tropas Escoteiras e Sênior do nosso Grupo retornaram à atividade. A primeira tarefa de todas as seções foi fechar a programação do primeiro ciclo de atividades para o ano de 2017.

Os membros da Tropa Sênior também tiveram  uma mini TED em que Adrian e Caio puderam apresentar a experiência deles participando do JamCam (Jamboree e Camporee Pan-Americano) que aconteceu em Guayaquil no Equador.

As seções do nosso Grupo têm trabalhado com ciclos desde que foram adotados pela UEB como forma de se articular as atividades de cada seção.