terça-feira, 29 de dezembro de 2015

A gente não para.

Grupo em recesso, mas os nosso voluntários continuam a mil. No dia 28 de dezembro escotistas e dirigentes do nosso Grupo estiveram reunidos para tratar do planejamento das atividades do 1º trimestre de 2016, com destaque para o Unicampo 2016.
Os principais decisões desta reunião foram em relação ao Unicampo, o nosso acampamento geral, que será realizado no Povoado Triunfo, Muncipio de Simão Dias de 25 a 27 de março. O tema deste Unicamposerá em busca do Graal e as informações específicas estão sendo divulgadas nos canais oficiais do Grupo com os seus membros.
A escolha do local não é por acaso pois lá está situado o mais novo Grupo Escoteiro de Sergipe, o 26ºSE Grupo Escoteiro Carcará, que é apadrinhado pelo nosso Grupo, a escolha de uma ave para o noome é uma homenagem ao Uirapuru, e por coincidência o númeral, 26, é o dobro do nosso, 13, ou sej é como se o Uirapuru estive se multiplicando.
Durante a reunião foi exibido um vídeo sobre excelência, que emocionou a todos pois mostrava cenas de atividades dos dois últimos anos relacionadas com o texto. Excelência será o tema do nosso Planejamento Estratégico que será discutido em um seminário específico a ser realizado no dia 23 de janeiro.

Ação no SAME

O espírito de Natal tem época certa, mas o espírito escoteiro é atemporal. O Grupo Escoteiro Uirapuru/SEST SENAT está em recesso, mas não demos férias à nossa disposição de contribuir para um mundo melhor, pensando nisto no dia 25 de dezembro, alguns membros juvenis, e adultos voluntários do GEU foram ao Asilo do SAME, no Bairro Industrial em Aracaju, levar um pouco de carinho aos internos, a equipe da TV Sergipe esteve lá e deu destaque ao trabalho da Tia Giz, a nossa Ch. Giselle, com direito a papagaio de pirata da Ch. Ana.
Link para  a reportagem  http://g1.globo.com/se/sergipe/setv-2edicao/videos/t/edicoes/v/idosos-aguardam-carinho-nos-asilos-no-natal/4699610/

Acampadentro

Oficialmente o nosso Grupo Escoteiro entrou em recesso no último dia 12 de dezembro, porém não quer dizer que paramos totalmente pois nos dia 19 e 20 dezembro as Tropa Escoteiras 1 e 2, juntamente com a nossa Tropa Sênior, realizaram o acampadentro, um acantonamento com cara de acampamento buscando integrar os membros das Tropas, principalmente considerado o número de escoteiros que passarão para o Ramo Sênior no próximo ano.
A atividade foi realizada na Escola Santa Maria, sede da Tropa 2, que passa a adotara a denominação de Tropa São Jorge, enquanto a Tropa 1 continuará a ser denominada Tropa Escoteira Mista Uirapuru.
As atividades desenvolvidas visaram a conquista de etapas e preparação para o próximo Unicampo. e levando em conta a confraternização foi realizada a Festa do Pijama e a exibição de filme.
Durante o acampadentro foi realizada a Promessa do Chefe Luciano, Assistente de Chefe da Tropa Escoteira 1



segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Medalha, medalha, medalha

Quem assistia o desenho animado a Corrida Maluca deve lembrar de Mutley, o cachorro de Dick Vigarista, que estava constantemente a exigir medalhas por seus feitos. Ainda no campo do desenho, temos os Escoteiros Mirins e as medalhas de Mérito com destaque para o Grande C.H.E.F.E. com o peito apinhado de medalhas.
Nós, escoteiros do mundo real, também temos as nossas medalhas, e no ultimo dia 12 de dezembro na cerimônia de comemoração dos 90 anos do Escotismo em Sergipe três voluntários adultos do nosso Grupo Escoteiro foram agraciados com medalhas.
O Chefe Nascimento foi contemplado com as medalhas de gratidão grau ouro (já possuía a mesma no grau prata) e Bons Serviços Ouro 40 anos, pelos 40 anos de vida escoteira.
A Chefe Ana foi contemplada com as medalhas de Gratidão Grau Prata e Bons Serviços grau ouro - 30 anos, pelos 30 anos de vida escoteira.
A Chefe Aldenise foi contemplada com a medalha de Bons Serviços 15 anos.
Todos os três também foram contemplados com o diploma de mérito regional.

domingo, 20 de dezembro de 2015

Mais um Cruzeiro do Sul

Quando há 30 anos o nosso Grupo Escoteiro começou a implantar a coeducação no Ramo Lobinho estávamos convencido que aquele era o caminho, à época enfrentamos muitas dificuldades pois era a primeira Alcateia coeducativa de Sergipe, e naquele tempo havia um processo demorado para a implantação, mas nos conseguimos, e cedo conseguimos colher frutos com as primeiras lobinhas da nossa região a conquistar o Cruzeiro do Sul.
Durante um tempo, por falta de adultos que pudessem estar à frente, o nosso Grupo ficou sem o Ramo Lobinho, mesmo assim ainda somos a Alcateia com o maior número de membros a conquistar o Cruzeiro do Sul,e a única em que meninas conquistaram este distintivo.
No último dia 12 durante as comemorações dos 90 anos do Escotismo em Sergipe Karen, filha da Chefe Karline, que também foi uma as nossa lobinhas, recebeu das mãos da nossa Diretora Técnica, Chefe Ana, o seus distintivo de Cruzeiro do Sul. Toda a família Uirapuru a parabeniza pela conquista.

Encerramento do ano de atividades

O Programa de Auditório marca o encerramento do calendário de atividades do nosso Grupo Escoteiro, no último dia 12 de dezembro, a Família Uirapuru se reuniu para fechar com chave de ouro um ano pleno de sucesso para o nosso Grupo Escoteiro.
A primeira atividade foi o Bingo Natalino, uma atividade cujo dinheiro arrecadado é revertido para as seções, no caso das Tropas diretamente para os cofres das patrulhas.
A atividade prosseguiu com o show de talentos do Programa de Auditório, misturado com a entrega dos presentes do amigo secretíssimo, e por fim tivemos a parte mais festiva com os comes e bebes.
Os vencedores da cobiçada estrela de prata no Programa de auditório foram José Carlos, na categoria escoteiro/sênior e a Chefe Ana e o Sêniro Lucas na categoria aberta.
Todos os alimentos que não foram consumidos em nossa festa foram doados ao Asilo do SAME.
Nossos agradecimentos ao SEST SENAT Aracaju pela colaboração cedendo o espaço cultural para a realização da nossa atividade de final de ano.


Boa Ação Natalina 2015

Alguns podem dizer que é rotina, outros podem chamar de tradição, mas chame com quiser, o fato é que no último dia 5 de dezembro mais uma vez no voltamos ao Lar Isaías Gileno Barreto na antiga capital sergipana, São Cristóvão, para fazer uma visita aos que lá estão internos, e muito mias que levar lembranças natalinas, ou um lanche nós levamos carinho, propiciamos um encontro de gerações.
Duas frases ouvidas durante a visita valeram como uma agradecimento, a primeira foi "vocês já são da casa", e a segunda " estávamos esperando por vocês, os escoteiros não falham", por esta razão em 2016 mais uma vez lá estaremos.
Após a visita ao Lar Isaías Gileno nós fizemos uma visita ao Museu de Aret Sacra de São Cristóvão e encerramos a atividade tomando sorvete no Lar Imaculada Conceição, que não deixa de ser uma boa ação pois a renda dos lanches e sorvetes ajuda na manutenção das atividades da instituição.